Conhecida como uma importante aliada do Homem-Aranha nos quadrinhos, a Madame Teia, foi criada ainda nos anos 80 e desde então, se tornou uma das principais personagens do universo de Peter Parker. Com duas personagens que assumiram o manto da Madame Teia nos quadrinhos: Cassandra Webb e Julia Carpenter, ambas podem ser consideradas, extremamente poderosas dentro do Universo Marvel.
Conheça 10 curiosidades sobre a Madame Teia:
1. Primeira Aparição
A Madame Teia, foi criada por Denny O’Neil e John Romita Jr. A personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista The Amazing Spider-Man #210, em novembro de 1980. Cassandra Webb e Julia Carpenter, ficaram conhecidas por utilizar o codinome da personagem nas histórias da Marvel Comics, ainda que Cassandra Webb, seja a alter ego mais recorrentemente utilizadas pelas equipes criativas, que utilizam a personagem.
2. Cassandra Webb
Cassandra Webb é sem dúvida a alter ego mais conhecida da Madame Teia nos quadrinhos. A personagem que originalmente foi criada por Denny O’Neil e John Romita Jr. e apresentada nas publicações da Marvel Comics, nos anos 80, acabou ultrapassando as barreiras dos quadrinhos, sendo adaptada em séries animadas e jogos do Homem-Aranha.
3. Julia Carpenter
Apesar de não ser tão lembrada por ter se tornando a Madame Teia, Julia Carpenter, conseguiu com muito afinco, carregar o manto de sua antecessora. Criada por Jim Shooter e Mike Zeck, a personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista Secret Wars #7 em novembro de 1984, quatro após a apresentação de Cassandra nas revistas do Homem-Aranha.
4. Myasthenia Gravis
A primeira Madame Teia, Cassandra Webb, era cega e sofria de uma doença neurológica, conhecida como myasthenia gravis. A personagem se mantinha viva, graças ao aparelho de suporte de vida, que também era responsável, por suas habilidades psíquicas e de clarividência. Cassandra em basicamente todas suas aparições, era mostrada com os olhos vendados e isso fazia parte da persona da personagem, funcionando muito mais que um elemento solto em sua trama.
5. Descobriu quem era o Homem-Aranha
Graças aos seus poderes de clarividência, a Madame Teia, descobriu a verdadeira identidade do Homem-Aranha. E não apenas isso, em diversas de suas aparições, ela ajudou Peter Parker, com alguns casos, que se mostravam, quase impossíveis de finalização, mas que com suas habilidades, ela poderia fornecer as informações necessárias, para que o herói da vizinhança, pudesse fazer a devida justiça.
6. Caçada Sinistra
Durante a publicação do arco ‘Caçada Sinistra’ em 2010, Cassandra Webb, acabou morrendo, em meio há um ritual, que tinha como objetivo, trazer de volta Kraven, o Caçador. Sua morte foi um pouco polêmica e violenta, uma vez que sua garganta foi cortada, após o ritual que trouxe Kraven de volta ser finalizado. Como último feito, Cassandra Webb, acaba transferindo os seus poderes para a segunda Madame Teia, Julia Carpenter.
7. Uma terceira Madame Teia?
Sim, isso mesmo. Apesar de não ter sido apresentada nos quadrinhos da Marvel Comics, existe uma terceira Madame Teia. Joan Lee, como foi apresentada, apareceu numa das séries animadas do Homem-Aranha já produzidas. A personagem que manteve os principais elementos, que já era conhecidos, de Cassandra Webb, tinha algumas funções extras na animação. Joan Lee, era assistente de Beyonder, um poderoso ser cósmico da animação, exibida nos anos 90.
8. Seu retorno e as Mulheres-Aranha
Cassandra Webb, retornou as publicações da Marvel Comics e precisou reunir uma equipe de Mulheres-Aranha, com o objetivo de deter sua neta Charlotte Witter, que havia sido transformada pelo Doutor Octopus em Mulher-Aranha e passou a trabalhar com o vilão. Se uniram a missão de Cassandra Webb: Jessica Drew, Julia Carpenter e Mattie Franklin, em busca de parar Witter, o que no final das contas, não foi um plano tão bem sucedido como esperado.
9. Poderes e Habilidades
A Madame Teia em suma é uma mutante com poderes sensoriais e psíquicos. A personagem tem como habilidades mais reconhecidas, a telepatia, clarividência, presciência (conhecimento do futuro) e a capacidade de sentir a presença de poderes psiônicos em outras pessoas. Pode realizar cirurgia psíquica, além de aparecer para outras pessoas em sua forma espiritual. Quando a personagem morreu, foi revelado, que ela também tinha a capacidade de transferir sua mutação para outra pessoa, assim como aconteceu com Julia Carpenter.
10. Universo Homem-Aranha da Sony
A Madame Teia está entre os projetos que integram o Universo Homem-Aranha da Sony. Com Dakota Johnson confirmada no papel da personagem, o longa tem estreia confirmada para 7 de julho de 2023. O filme se juntará a Venom e Morbius, já lançados pelo estúdio e que busca construi