Betty Ross, ficou conhecida nos quadrinhos como a Mulher-Hulk Vermelha. Filha do General Ross, a personagem foi inicialmente apresentada como um interesse amoroso de Bruce Banner, o Hulk. Posteriormente foi transformada por M.O.D.O.K. na vilã Harpia, ao qual também foi responsável por Betty Ross se transformar na Mulher-Hulk Vermelha. De interesse amoroso de Bruce Banner, ela se tornou uma vilão que passou a odiar o seu ex-amado.
Conheça 10 curiosidades sobre a Mulher-Hulk Vermelha:
1. Primeira Aparição
Betty Ross, é conhecida como a Mulher-Hulk Vermelha nos quadrinhos. A personagem foi apresentada inicialmente, na revista The Incredible Hulk #1 em março de 1962. Essa versão da personagem, foi criada por Stan Lee e Jack Kirby. Apenas em setembro de 2009, na revista Hulk vol. 2 #15, Betty Ross, se tornou a Mulher-Hulk Vermelha. Essa versão alternativa da Mulher-Hulk, foi criada por Jeph Loeb e Ed McGuinness.
2. Filha do General Ross
Uma importante personagem das histórias do Hulk, Bett Ross, é filha do General Ross, que viria a se tornar o Hulk Vermelho nos quadrinhos. Inicialmente Betty é repreendida pelo General Ross, por seu envolvimento com Bruce Banner. Devido a cultura de militares que acompanhava sua família, há décadas, o General Ross, não era a favor da relação entre Bruce e Betty, já que ele era um civil, enquanto seu pai, queria que a filha se casasse com algum militar.
3. Interesse amoroso de Bruce Banner
Inicialmente Betty Ross, a Mulher-Hulk Vermelha, foi apresentada como um interesse amoroso de Bruce Banner nos quadrinhos. Ao longo dos anos, a personagem foi sofrendo algumas transformações, sendo incialmente transformada na Harpia (1973) e posteriormente a Mulher-Hulk Vermelha (2009). A personalidade de Betty foi se transformando ao longo dos anos, enquanto na sua estreia, ela era uma mulher educada e de personalidade forte, posteriormente, transformaram sua personalidade em conflituosa.
4. M.O.D.O.K. a transforma em Harpia
Como parte de sua jornada para se tornar a Mulher-Hulk Vermelha, Betty Ross foi transformada por M.O.D.O.K. na vilã Harpia. O objetivo do vilão, era ter uma arma tão mortal, capaz de assassinar o Gigante Esmeralda. A personagem nasce com uma sede de vingança contra o seu agora, inimigo. A primeira vez que Betty se transformou em Harpia, foi em julho de 1973, na revista The Incredible Hulk vol. 2 #168, sendo criada por Steve Englehart e Herb Trimpe.
Há uma segunda versão da personagem, apresentada como Harpia Vermelha, criada por Al Ewing e Joe Bennett para a revista Immortal Hulk #16, publicada em 2019.
5. A transformação em Mulher-Hulk Vermelha
A proteção de Ross com sua filha Betty, não a protegeu como ele mesmo esperava. Infelizmente a personagem acaba morta e Ross, realiza um acordo com M.O.D.O.K. para trazer sua filha de volta. A forma com que acontece, não é mais esperada por Ross, que vê sua filha passar pelos mesmos tratamentos com raios gama que tinha passado para se tornar o Hulk Vermelho. Com isso, Betty Ross se transforma na Mulher-Hulk Vermelha.
6. As preocupações com a nova versão da Mulher-Hulk
Jeph Loeb e Ed McGuinness, os criadores da Mulher-Hulk Vermelha, expressaram algumas preocupações interessantes com a chegada da personagem no Universo Marvel. A intenção de seus criadores, era não tornar Betty Ross, em mais uma criação descartável. A personagem já era relevante nas histórias do Hulk e desde que se tornou a Harpia, se consolidou entre as principais vilãs do Gigante Esmeralda nos quadrinhos.
7. Integrou Os Defensores
A Mulher-Hulk Vermelha integrou Os Defensores em duas ocasiões. A primeira delas, ela foi convocada para ocupar a vaga do Hulk, sendo um dos principais destaques da equipe, que contava com o Doutor Estranho, Surfista Prateado e Namor, em sua formação. Já a segunda ocasião em que a Betty Ross foi convocada, pelo Doutor Estranho, foi através de uma espécie de seleção mágica. A personagem não aceitou de imediato, mas não conseguiu se esquivar da missão.
8. Mulher-Hulk Vermelha X Hulk Vermelho
Como se sabe nos quadrinhos, Thunderbolt e Betty Ross, são pai e filha. A relação dos personagens enquanto Hulk Vermelho e Mulher-Hulk Vermelha, não era das melhores, assim como a relação entre pai e filha, dada as tentativas de interferências, realizadas pelo General Ross, ao longo de sua vida. Em determinado momento de sua jornada, ambos se tornam inimigos, chegando ao embate corporal.
9. Betty Ross sofreu um aborto
Nos quadrinhos, antes de se tornar a Mulher-Hulk Vermelha, Betty Ross, passou por alguns momentos polêmicos. Um deles, foi o ‘aborto espontâneo’ que a personagem acabou sendo obrigado a sofrer, por uma questão editorial. Na revista The Incredible Hulk vol. 2 #360, a personagem passa por esse momento emblemático, justificado posteriormente, como uma decisão editorial, para não tornar Betty e Bruce, dois personagens velhos demais para os leitores jovens.
10. Live-Action
Duas atrizes já interpretaram Betty Ross em produções para os cinemas. A primeira delas, foi a atriz Jennifer Connelly, no filme Hulk (2003). Já a atriz Liv Tyler, interpretou a personagem no filme O Incrível Hulk em 2008 e seria a versão do MCU da Mulher-Hulk Vermelha. Importante lembrar que ambas atrizes, não apareceram em suas versões transformadas nos filmes.