10 curiosidades sobre o Hulk

1111

Dr. Robert Bruce Banner, mais conhecido como Hulk, foi criado por Stan Lee e Jack Kirby. O personagem fez sua primeira aparição nos quadrinhos, na revista The Incredible Hulk #1 em maio de 1962. Se tornou um dos maiores sucessos de vendas da Marvel nos anos 60 e se consolidou como um dos principais nomes da Editora.

Conheça 10 curiosidades sobre o Hulk:

1. Primeira Aparição

Um dos principais Vingadores, o Dr. Robert Bruce Banner, é conhecido por ser o alter ego do herói. Sua primeira aparição nos quadrinhos, aconteceu na revista The Incredible Hulk #1 em maio de 1962. O Esmeralda Verde, como ficou conhecido, nas publicações da Marvel, é uma criação de Stan Lee e Jack Kirby, responsáveis pela criação de vários personagens importantes da Casa das Ideias.

No Brasil, sua história de origem, pode ser encontrada em algumas publicações, entre elas: Biblioteca História Marvel: O Incrível Hulk #1 (Panini, 2008) e Coleção Clássica Marvel #5: Hulk #1 (Panini, 2021).

2. A origem

Talvez uma das histórias de origens mais conhecidos entre o público, até mesmo por aqueles que nunca leram os quadrinhos do personagem. Dr. Robert Bruce Banner é um reconhecido cientista, que realiza estudos sobre Raias Gamas em conjunto com o Exército. Um dos testes realizados pelos militares, as coisas perdem o controle e acaba sendo atingindo em cheio, por estes raios gama.

É importante lembrar, que apesar de estar a salvo inicialmente, Bruce Banner, na verdade se torna o Hulk, ao tentar salvar um garoto, que estava prestes a morrer, nos testes militares de uma bomba de raios gama, ao qual ele desenvolvia. Ao testar resgatar o jovem (Rick Jones), ele acaba atingido pelos efeitos da bomba e se transforma no Gigante Esmeralda.

3. De aliado a inimigo

Bruce Banner conseguiu mudar o seu relacionamento com o Exército de forma rápida, quando se tornou o Hulk. Considerado uma grande ameaça, que era impossível, de ser neutralizada com forças militares, ele se torna um inimigo, deixando de ser um aliado nas pesquisas. O que os militares não sabiam, era que Banner e Hulk, agora compartilhavam uma vida, obviamente que com modos diferentes de ver as situações, eles funcionavam como um contrapeso de si mesmos.

4. Não seria verde e transformações noturnas

Se atualmente, os conceitos principais do Hulk, já estão estabelecidos, nos anos 60, as coisas engatinhavam e algumas curiosidades interessantes foram descobertas posteriormente. Inicialmente, tinha sido planejado por Stan Lee e Jack Kirby, com uma tonalidade diferente. A ideia inicial era que o personagem fosse cinza, a tonalidade de verde, na verdade foi um erro da gráfica, que não conseguiu chegar ao tom, esperado por seus criadores.

Um outro detalhe importante, é que as transformações do personagem nos quadrinhos, aconteciam apenas no período noturno. Sem conseguir controlar a situação de forma, mais consistente, Bruce Banner e Hulk, contaram com essa pequena limitação, o que remontava as lendas, sobre os lobisomens.

5. Xemnu, O Titã

Stan Lee e Jack Kirby, dois anos antes de apresentar Bruce Banner e sua poderosa transformação, já haviam utilizado o nome do personagem em outra história. Na revista Journey into Mystery #62, o agora Xemnu, O Titã, foi apresentado como Hulk. Em 1962, com o sucesso da nova versão, o nome foi alterado para Xemnu, O Titã. Com a mudança Xemnu, passou a antagonizar histórias do Esmeralda Verde nos quadrinhos.

6. Inspirações

Xemnu, apesar de ter perdido o seu nome original, não foi a inspiração que Stan Lee e Jack Kirby, utilizaram para criar o novo Hulk. Posteriormente, foi revelado que ambos se inspiraram em clássicos da literatura mundial, para chegar ao que hoje conhecemos . Serviram de inspiração: O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde (também conhecido como O Médico e o Monstro), de Robert Louis Stevenson. Mary Shelley também foi inspiração, com sua principal obra, Frankenstein.

7. O passado difícil de Bruce Banner

Os traumas de infância de Bruce Banner, foram revelados posteriormente, à primeira aparição do personagem nos quadrinhos. Apesar de fatalidade de ter se transformado no Gigante Esmeralda e ser reconhecido como um dos mais brilhantes cientistas do Universo Marvel, sua infância, é marcada por alguns traumas.

Como revelado nos quadrinhos do personagem, Bruce Banner, é filho do Dr. Brian Banner, um físico atômico. Sua mãe se chamava Rebecca, e ela sempre foi vítima da violência física de Brian, assim como Bruce. Brian Banner nutriu um ódio inexplicável pelo filho, ao ponto de acreditar ele, era um mutante, quando tudo não passava de ciúme, da esposa com o próprio filho.

8. Família

Nos quadrinhos, alguns outros personagens, foram se tornando versões ‘alternativas’, como parte da evolução do Gigante Esmeralda. Atualmente, existem as seguintes versões do herói: Hulk Vermelho, Mulher-Hulk, Rick Jones, Amadeus Cho (Totalmente Incrível Hulk), Lyra: Mulher-Hulk II, Hulk Cinza, Mulher-Hulk Vermelha, Skaar, Professor Hulk, Senhorio Hulk, Maestro e Hulk Composto.

9. Habilidades

Bruce Banner é dos mais brilhantes cientistas do Universo Marvel, como Hulk, ele ganha habilidades que dificilmente conseguiria. Entre elas, sua força aumenta de forma ilimitada e invulnerabilidade a qualquer tipo de doença. Sua resistência, velocidade e vigor, chegam a níveis sobre-humanos, além de conseguir resistir mentalmente a ataques místicos. Tem adaptação reativa às mais temperaturas, sejam elas quentes ou frias em excesso e seu envelhecimento é retardado.

10. Adaptações

O Incrível Hulk, série lançada em 1978, que contou com 5 temporadas, é a primeira produção focada no personagem. A série foi seguida pelo lançamento dos filmes A Volta do Incrível Hulk (1988), O Julgamento do Incrível Hulk (1989), A Morte do Incrível do Hulk (1990) e Hulk (2003).

Como parte do MCU, foi lançado O Incrível Hulk (2008), posteriormente o personagem é creditado nas seguintes produções: Os Vingadores: The Avengers (2012), Vingadores: Era de Ultron (2015), Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Gerra Infinita (2018), Capitã Marvel (2019), Vingadores: Ultimato (2019), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), What If…? (2021) e Mulher-Hulk: Defensora de Heróis (2022).


Formulário de contato