Os três filmes animados baseados no universo de Avatar: A Lenda de Aang, anunciados no meio de junho, terão histórias originais, segundo os criadores da série, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko.
Em entrevista ao podcast Comic Con Meta*Pod (via Avatar News), DiMartino diz o seguinte:
“Não estamos adaptando as histórias em quadrinhos ou livros em um [filme ou] programa de TV. Mas isso pode acontecer no futuro.”
Konietzko também contou que os filmes, assim como outros projetos principais da série, seguirão com animação 2D.
“Nós amamos todos os tipos de animação, e vamos fazer todo tipo de coisa, mas nosso ‘pão com manteiga’ é a animação 2D. É uma homenagem ao anime e todas as coisas que amamos. A maneira como sempre pensamos é: começar com obras de arte feitas à mão, desenhadas à mão e, depois, nos perguntamos: o que a tecnologia pode fazer para nos ajudar a aprimorá-la, para nos ajudar a aprofundá-la, para ajudar a filmagem, para torná-la mais cinematográfica? Mas sempre vamos começar pelo caminho do 2D. Não estamos planejando fazer nada, no momento, especialmente nenhum de nossos grandes projetos, começando puramente em 3D.”
A trilogia de filmes animados de Avatar: A Lenda de Aang não tem previsão de estreia e detalhes revelados. O primeiro longa será dirigido por Lauren Montgomery, que também trabalhou na animação original.