Capitã Marvel, foi lançado em 2019 e além de apresentar uma das personagens mais fortes da Marvel, foi o primeiro filme protagonizado por uma mulher no gênero de super-heróis. Até então, ainda que filmes como o da Mulher-Maravilha estivessem em desenvolvimento, o longa da Marvel saiu na frente e fez história. A atriz Brie Larson escalada para viver a personagem, conseguiu se tornar ainda mais celebrada pelo público, com sua chegada ao MCU.
Conheça 10 curiosidades sobre o filme Capitã Marvel:
1. O primeiro filme de uma super-heroína
Ainda que muitos torçam o nariz e que outras produções tenham explorado o protagonismo feminino de uma super-heroína em filme, Capitã Marvel, é oficialmente o primeiro filme protagonizado por uma mulher, dentro de um gênero, reconhecidamente liderado por personagens masculinos. Dentro do MCU, ainda que a Viuva Negra tenha despontado muito antes, seu primeiro filme solo foi lançado apenas em 2021.
2. Roteiro e Direção
Capitã Marvel, apesar de sua relevância no cenário e toda a expectativa causada por sua estreia nos cinemas, contou com um tipo relevante, responsável por seu roteiro e direção. Enquanto Anna Boden e Ryan Fleck, escreveram o roteiro ao lado de Geneva Robertson-Dworet, eles também assinam a direção do filme da personagem.
3. Fase 1 do MCU
Como o MCU é todo estruturado em fases, neste caso não há grandes problemas com a ordem de lançamento das produções. Prova disto é que o filme da Capitã Marvel na ordem cronológica, se passa logo após Capitão América: O Primeiro Vingador, mesmo com 4 anos de diferença em seus lançamentos. O longa pertence a Fase 1 do MCU.
4. Ambientado nos anos 90
A Marvel Studios não brincou com a ambientação do filme da Capitã Marvel nos anos 90. Além da trama, totalmente concentrada neste período, muitas referências desta época, foram inseridas no roteiro do filme. O resultado não poderia ser diferente, uma incrível história com muitas referências saudosistas e que de fato contribuíram para o sucesso, entre o grande público.
5. É uma história de origem
Diferentemente do que se possa esperar, o filme da Capitã Marvel conta a sua história de origem. Isso nos leva ao modelo Marvel Studios, de sempre, abordar num primeiro filme de seus heróis, como esse personagem se tornou o herói que conhecemos dos quadrinhos. De fato, o filme não apresenta nada de novo, nesse aspecto, mas ainda assim, é um excelente adendo para o MCU.
6. A trama do filme
A narrativa de Capitã Marvel é estabelecida neste conceito: apresentar uma personagem forte e popular nos quadrinhos, ao mesmo tempo, que sua jornada seja autoexplicativa para todo o público. Para isso, utilizar a guerra Kree X Skrulls, foi o melhor caminho de condução da jornada da personagem. O que se sabe de Carol Danvers nos quadrinhos, está justamente na sua ligação com as duas raças e o roteiro conduz de forma simples, mas muito bem estruturada, do ponto de explicar ao público, a motivação de cada uma das raças.
7. Kree X Skrulls
A Marvel Studios sempre amarra muito bem as arestas dentro do seu universo cinematográfico e com os Krees X Skrulls, isso foi devidamente explicado. O filme da Capitã Marvel, além de contribuir em muitos aspectos, com a expansão do universo cósmico nos cinemas, respondeu inúmeras perguntas que vieram sendo feitas pelos fãs, ao longo de 10 anos.
8. A heroína mais forte do MCU
A chegada da atriz Brie Larson no papel de Capitã Marvel no MCU, reacendeu algumas dúvidas do publico. Seria a personagem, a mais forte do MCU?. Essa pergunta ficou com respostas ainda mais evidentes, graças ao modo com que Carol Danvers é sempre recrutada para outras participações dentro universo cinematográfico, mas sim, ela é a heroína mais forte.
9. O primeiro filme, após a morte de Stan Lee
O mundo ainda se recuperava da morte de Stan Lee, um dos nomes por trás da criação de diversos personagens da Marvel Comics. O filme, além de customizar a famosa abertura da Marvel Studios, prestando uma homenagem singela para Lee, ainda contou com uma cena que homenageava, mais uma vez, o legado de Stan Lee nos quadrinhos da Marvel.
10. Uma das maiores bilheterias da Marvel nos cinemas
Capitã Marvel, além de sua relevância em ser o primeiro filme protagonizado por uma heroína nos cinemas, foi um sucesso comercial. O longa arrecadou mais de US$ 1 bilhão de dólares nas bilheterias ao redor do mundo. O filme recebeu o selo fresh no site Rotten Tomatoes, com aprovação de 79% da crítica.