
Capitão América: O Primeiro Vingador foi lançado em 2011 e é considerado por muitos, um marco nos filmes de origens de super-heróis nos cinemas. Estrelado por Chris Evans, o filme de fato, soube aproveitar muito bem suas referências nos quadrinhos e adaptar a origem de Steve Rogers, de um aspirante a soldado ao momento em que ele se torna um supersoldado. Com roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely, Capitão América: O Primeiro Vingador conta com direção de Joe Johnston.
Conheça 10 curiosidades sobre o filme Capitão América: O Primeiro Vingador:
1. Excesso de efeitos especiais
Capitão América: O Primeiro Vingador, teria alguns desafios, ao longo de suas filmagens e não apenas com as cenas de ações, que já demandariam uma atenção redobrada da Marvel Studios. O longa precisou recorrer a diversos efeitos especiais, para transformar Steve Rogers, na sua fase antes de se tornar um experimento do projeto supersoldado. Cada cena em que essa versão do personagem aparecia foram gravadas ao menos 4 vezes.
2. Cenas gravadas 4 vezes
Devido o porte físico de Steve Rogers, antes de sua transformação em Capitão América, o ator Chris Evans, precisou gravar algumas de suas cenas ao menos 4 vezes. A primeira gravação era com todo o elenco que constasse na cena, a segunda gravação acontece com Evans sozinho na frente de uma tela verde, a terceira gravação com todos os atores da cena, com exceção de Evans e por último, havia a gravação de uma cena com um dublê de corpo.
3. A utilização de um dublê de corpo
Mesmo após a gravação de ao menos quatro vezes as cenas do passado de Steve Rogers, antes de sua transformação em Capitão América, ainda era necessário, recorrer para um dublê de corpo. Onde algumas cenas acabavam estruturadas, para que os efeitos especiais pudessem ser utilizados sem nenhum problema. Para isso, algumas vezes, os atores precisavam subir em caixas para serem elevados ou abaixar o Cris Evans e ainda nas cenas que alguma proximidade, havia a necessidade de olharem para o queixo de Evans, ou o ator, olhar para a testa, dos seus colegas de cena.
4. Capitão América: O Primeiro Vingador ganhou uma série derivada
Agente Peggy Carter, personagem de Hayley Atwell, fez tanto sucesso na sua aparição no filme, que acabou ganhando uma série derivada, que durou duas temporadas no canal ABC. A série tinha como premissa, os acontecimentos que sucederam o desaparecimento de Steve Rogers, após Capitão América: O Primeiro Vingador.
5. A importância do Capitão América nos Vingadores
Apesar de receber o título de primeiro vingador, o herói não é conhecido nos quadrinhos, como o primeiro vingador da famosa equipe de herói da Marvel. Ainda que tenha se tornando um personagem de peso dentro da equipe mais conhecida da Marvel, a primeira formação da equipe nos quadrinhos, contou com o Homem de Ferro, Thor, Homem-Formiga, Vespa e Hulk. O Capitão América passou a integrar a equipe, um ano após a primeira aparição da equipe nos quadrinhos.
6. A trama do filme
É 1942, quando Steve Rogers, tenta mais uma vez se alistar para o Exército. Suas condições físicas, impossibilitam que sua aprovação aconteça. O personagem em poucos minutos, apresenta todo o seu engajamento com o seu país e o quão importante estar numa Guerra, pode ser para ele. Diferentemente de outros personagens, que têm suas aprovações, apenas por obrigação, Rogers, demostra certa motivação extra, após tantas recusas.
7. A primeira aparição da Hydra no MCU
Capitão América: O Primeiro Vingador é o primeiro filme da Marvel que trata diretamente a existência da Hydra. Sabe-se que muito mais do que a consolidação de Thanos no MCU, a organização criminosa, também foi relevante para a construção de diversos acontecimentos, que tiveram seu pontapé no filme.
8. O vilão do filme
O grande vilão de Capitão América: O Primeiro Vingador é o Caveira Vermelha, interpretado pelo ator Hugo Weaving. Nos quadrinhos, o vilão sempre foi um dos mais relevantes da Marvel e o que mais esteve presente nas histórias do herói. Entregando uma das melhores atuações, em comparação com os vilões apresentados posteriormente no MCU, o ator Hugo Weaving não retornou ao papel, devido a rotina de preparação de maquiagem do Caveira Vermelha.
9. Elementos retirados do filme
Inicialmente o roteiro de Capitão América: O Primeiro Vingador apresentaria ainda mais elementos dos quadrinhos do personagem, mas algumas decisões, fizeram com que alguns elementos do filme, fossem alterados. Entre eles, o filme contaria com três vilões, sendo eles: o Barão Zemo e o Barão Von Strucker, ambos foram retirados da versão final e acabaram aparecendo em futuras produções do MCU. A relação de Bucky Barnes com Steve Rogers, também sofreu alterações, enquanto nos quadrinhos Barnes era visto como um ajudante do Capitão América, no filme, ele se comporta como um irmão mais velho de Rogers.
10. Capitão América: O Primeiro Vingador foi um sucesso?
Comparado com outras produções do mesmo porte dentro do próprio MCU, Capitão América: O Primeiro Vingador, não foi exatamente um grande sucesso. O filme arrecadou, pouco mais de US$ 370 milhões de dólares, mas agradou a crítica e o público. A origem do Capitão América nos cinemas, ainda é lembrada como uma das melhores já adaptadas para os cinemas, representando um marco para a Marvel Studios em diversos aspectos.