10 curiosidades sobre o filme Django Livre

Django Livre é um dos maiores sucessos da carreira de Quentin Tarantino como diretor e de Jamie Foxx como ator. O filme possui uma riqueza de cenas de ação incomuns à moda Tarantinesca. Como todo bom filme de Tarantino ele possui uma trilha sonora de qualidade sublime. Confira  10 curiosidades sobre o filme Django Livre:

1. Cena Inicial

Quentin Tarantino estava no Japão provendo Bastardos Inglórios e teve um ataque de ideias em sua mente, ele afirmou: “a cena inicial me veio inteira. A fila de escravos, a explosão de violência, até o cavalo do Dr. Schultz. Falei com os produtores e, neste sentido, sim, o filme foi consequência do sucesso de Bastardos. Eles toparam na hora”

2. Inspiração

Tarantino se inspirou no filme Django (1966) escrito e dirigido por Sergio Corbucci. O termo “Mandingo” usado para se referir aos escravos que são treinados para lutar contra outros escravos no filme de Tarantino, foi retirado do filme Mandingo de (1975), curiosamente este filme conta a história de escravos que são treinados para lutar contra outros escravos.

3. Will Smith

Will Smith e Michael K. Willians foram considerados para o papel de Django Livre, porém no final James Foxx ganhou o papel. Segundo Will Smith, o filme de Tarantino era muito violento e também houve divergências de ideias entre ele e Tarantino.

4. Figurino


Thomas Gainsborough foi um grande artista do Arcadismo, ele é autor de diversas pinturas artísticas, o traje manobrista que Django usa quando vai à procura dos irmãos Brittle foi inspirado em sua pintura a óleo, O Garoto Azul de 1770.

5. Cenas extras

Tarantino já disse em entrevistas que possui 90 minutos de material filmado que não foram utilizados no longa, e ainda revelou que tem vontade de transformar Django Livre em uma minissérie de TV de 4 episódios com duração de 1 hora cada.

6. Direitos autorais

Tarantino foi acusado de plágio por Oscar Colvin, Jr., e Torrance J. Colvin. Ambos afirmando que o roteiro de Freedom escrito por eles é bastante similar com o de Django Livre. Mas no final das contas o caso foi arquivado.

7. Leonardo DiCaprio corta a mão

Em umas das cenas Leonardo DiCaprio bate com a mão em uma mesa e quebra um copo de vidro, cortando a sua mão, mas ao invés de parar, DiCaprio continuou a atuar, o resultado foi uma cena incrível de atuação com sangue genuíno. Depois da gravação, DiCaprio precisou levar alguns pontos nas mãos.

8. Prêmios

Foi indicado ao Oscar nas categorias de: Melhor filme, Melhor Roteiro/Argumento – Original, Melhor Ator Coadjuvante Secundário, Melhor Edição de Som, Melhor Fotografia.

Venceu nas categorias: Melhor Ator Coadjuvante Secundário, Melhor Roteiro/Argumento – Original.

9. Bronca

James Foxx levou uma dura do diretor durante os primeiros dias de filmagens. Confira a bronca:

Mas que merda foi essa? Eu sabia que teria esse problema. Toda essa merda. Você tem que ser uma porra de um escravo! Ele é um escravo, ele não é descolado, ele é a merda de um escravo. Ele não sabe ler. Você chega aqui com sua merda de bolsa Louis Vuitton, sua porra de Range Rover e essa merda de atitude “eu sou tão foda”. Você não é Jim Brown. È uma porra de um escravo. E depois, depois ele se torna um herói.

10. Crítica e Bilheteria

O filme foi aclamado pela crítica especializada e foi um sucesso total de bilheteria, arrecadando pouco mais de US$ 425 milhões  de dólares ao redor do mundo. Também não foi uma produção barata, uma vez que Tarantino gastou US$ 100 milhões de dólares na produção.

Formulário de contato