O sucesso do Monstro do Pântano não era esperado pela DC Comics. Inicialmente planejado para estrelar apenas um one-shot publicado em 1971, o personagem retornou em 1972 com uma revista própria. Desde então se tornou um dos nomes de peso da Editora.
Conheça 10 curiosidades sobre o Monstro do Pântano que você precisa saber:
1. Primeira Aparição
A primeira aparição do Monstro do Pântano aconteceu na revista House of Secrets #92 em julho de 1971. O personagem foi criado por Len Wein e Bernie Wrightson, se tornando um dos maiores sucessos de vendas da Editora desde então.
2. Alex Olsen
Alex Olsen é conhecido como o primeiro Monstro do Pântano, nas publicações da DC Comics. Sua primeira aparição aconteceu em 1971 na revista House of Secrets #92. A ideia original era fazer apenas um one-shot, mas devido o sucesso do personagem, os criadores retornaram para o lançamento de uma revista própria do personagem.
3. Como Alex Olsen se transformou
A primeira transformação de um humano no Monstro do Pântano, se deu por motivos pessoais. Alex Olsen foi vítima de uma armação do seu colega de trabalho, Damian Ridge. Seu laboratório explodiu e os compostos químicos combinados com as plantas do pântano, transformaram o cientista. A motivação de Damian Ridge, era conquistar a mão da esposa de Olsen, chamada Linda.
4. O sucesso de público
A DC Comics percebeu o potencial do Monstro do Pântano perante o público e convidou Len Wein e Bernie Wrightson, os criadores do personagem, para escreverem novas histórias para o personagem. Inicialmente os planos para o personagem não passavam da publicação de um one-shot.
5. A reformulação e Alec Holland
Em novembro de 1972, a DC Comics lança o primeiro título próprio do Monstro do Pântano. A revista Swamp Thing Vol. 1 #1, trouxe consigo a reformulação do personagem, antes Alex Olsen, agora Alec Holland. A origem do personagem passou por reformulações e deixou o cunho de vingança pessoal.
6. Nova origem
Na nova origem do personagem, o cientista Alec Holland trabalha em uma fórmula que seria capaz de fazer florestas nascerem até mesmo em desertos, quando seu laboratório é atacado pelo agentes do Senhor E, que buscavam roubar a fórmula. Quase morto após o lançamento de uma bomba, ele tem seu corpo coberto pelos compostos da fórmula. Alec Holland cai nas águas do pântano ao fugir do seu laboratório. E assim surge o novo Monstro do Pântano.
7. Diferenças entre Alec Olsen e Alec Holland
A motivação pelo qual se tornaram os Monstros do Pântano não é a única diferente entre os personagens. Quando se tornou o Monstro do Pântano, Alec Olsen não podia falar em sua nova forma, já Alec Holland podia se comunicar e foi apresentando com uma forma física mais forte que seu antecessor.
8. John Constantine
Um dos principais parceiros do Monstro do Pântano nos quadrinhos, surgiu em uma das revistas do personagem. Constantine apareceu pela primeira vez na revista Swamp Thing #37 em junho de 1985. Posteriormente o personagem, também ganhou sua própria série solo, tornando-se um dos maiores sucessos da DC Comics, em seu universo místico.
9. A elogiada fase Alan Moore
Alan Moore escreveu uma das fases mais importantes do Monstro do Pântano nos quadrinhos. Ele definiu o terma de planta Elemental, ao apresentar o resultado de uma autopsia realizada Jason Woodrue. Na autopsia foi revelado que vegetação do pântano tinha absorvido a fórmula, a mente, o conhecimento, as memórias e habilidades de Alec Holland.
10. Série produzida por James Wan
Desde sua primeira aparição nos anos 70, o Monstro do Pântano ganhou algumas adaptações em live-action. Em 1982, foi lançado um filme com direção de Jim Wynorski e Wes Craven. Nos anos 90, Joseph Stefano criou uma série live-action que foi exibida até 1993 pelo canal USA Network. Inicialmente planejada como parte do DC Universe, serviço de streaming da DC, uma nova série do personagem foi produzida por James Wan (Invocação do Mal e Aquaman), Michael Clear e Rob Hackett.
Com 10 episódios, a série acabou cancelada por problemas com sua produção. A série contou em seu elenco, com: Crystal Reed (Abby Arcane), Andy Bean (Alec Holland), Derek Mears (Monstro do Pântano), Virginia Madsen (Maria Sunderland), Henderson Wade (Matt Cable), Maria Sten (Matt Cable), Jeryl Prescott (Madame Xanadu), Jennifer Beals (Lucilia Cable), Will Patton (Avery Sunderland), Kevin Durand (Jason Woodrue), Avery Sunderland (Daniel Cassidy e Demônio Azul) e Leonardo Nam (Harlam Edwards).