Com influências nordestinas e o clássico da MPB, Ymbu lança seu primeiro EP "O que Será do Carnaval"

O EP mistura diversos gêneros e ritmos como o rock psicodélico nordestino, maracatu, forró, xote e manguebeat. Ymbu conta que toda a sua família é nordestina e, por isso, sempre teve contato com os estilos musicais da região. "Aos 20 anos de idade, comecei a virar um grande apaixonado pela música brasileira, querendo conhecer de tudo que eu não conhecia, e encontrando algo único na música do nosso país. Consequentemente, comecei também a retomar, num movimento nostálgico, todas as canções que passaram por mim desde a infância”.

O single “Nova Cigana” fala sobre o processo de sedução e encantamento por uma pessoa que dança - faixa que terá videoclipe em breve. “Com sanfonas e flautas, e um toque de uma guitarra inspirada no saudoso e lendário Paulo Rafael, a canção também tem kicks eletrônicos para acompanhar essa estética”, comenta.

Já “O que será?” é a introdução do EP e foi totalmente produzida pelo cantor. “A partir de um sample de batucada da rua que eu mesmo gravei no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no dia que o Lula se entregou à polícia, em 2018. Aquela data foi chocante para mim, e eu estava vendo a história diante dos meus próprios olhos. Para mim, fazer uma canção a partir desse áudio transmite muito da minha visão de mundo, de futuro e de esperança. A princípio, eu usaria apenas o áudio, gravado no celular em 2018, mas acabou ganhando uma proporção e arranjos que eu não esperava”, diz. 

Com 25 anos, Ymbu conta que a primeira música que compôs para o EP foi “Melô de Salvador”, ela foi feita durante o período de isolamento da pandemia. “Foi a primeira música que lancei, e produzi sem ter a experiência de produção, edição e mixagem que tenho hoje”. Ele também é responsável pela produção de seus videoclipes já lançados, todos foram feitos de maneira caseira.

O artista fala que, após desistir da faculdade duas vezes, descobriu que era um músico. “Eu precisei compor, conhecer meu ritmo, tomar contato comigo mesmo e conhecer as minhas próprias criações. Foi surgindo uma música após a outra, esse processo foi crescendo e selecionei canções para trabalhar profissionalmente e enfim mergulhar na música brasileira”, conta. 

Formulário de contato