O roteiro de A Lenda do Tesouro Perdido 3 já completou 15 anos de seu desenvolvimento. O longa-metragem fecharia a trilogia de sucesso da Disney protagonizada por Nicolas Cage, mas nada de concreto surgiu desde então. No entanto, parece que o filme enfim vai sair do papel dessa vez, impulsionado pela série spin-off que está sendo produzida para o Disney+.
Em uma nova entrevista de Jerry Bruckheimer ao ComicBook, o prodtor revela que o script está pronto e esperando a aprovação de Cage, que retornará para o papel principal de Ben Gates. "Vamos torcer para que estejamos trabalhando no roteiro agora. Espero que [Cage] goste, mas é muito bom. Então acho que entregaremos a ele em breve", declarou.
Uma das últimas atualizações sobre um terceiro capítulo da franquia aconteceu em 2019, quando Bob Iger revelou numa coletiva (via CinemaBlend) que as discussões sobre A Lenda do Tesouro Perdido 3 existiam, mas que a equipe criativa ainda não havia achado um caminho para fazê-lo acontecer.
"Eles falaram sobre uma série de possibilidades diferentes, tanto do lado criativo quanto de uma perspectiva de tempo e eu simplesmente não tenho nada a anunciar, embora tenha falado com o Sr. Bruckheimer há não muito tempo sobre isso e conheço sua paixão por isso a franquia continua muito forte. Amamos esses dois primeiros filmes também, mas ainda não chegamos lá", declarou.
A ideia é que o terceiro filme se passe anos após os acontecimentos de Livro dos Segredos (2007), outras informações sugerem que o diretor Jon Turteltaub, que comandou tanto o primeiro quanto a sequência do filme, retorne para o projeto ao lado do roteirista Chris Bremner. Além de Nicolas Cage, Justin Bartha, Diane Kruger, Harvey Keitel, Armando Riesco e Jon Voight retornariam aos seus papéis.