"O Livro da Discórdia": Comédia francesa estreia nos cinemas

Distribuído pela Bonfilm, o filme integrou a programação do Festival Varilux de Cinema Francês de 2023.

O Livro da Discórdia Comédia francesa estreia nos cinemas

A comédia francesa “O Livro da Discórdia", da diretora Baya Kasmi, aborda, com humor e leveza, as relações complicadas entre os membros de uma tradicional família argelina que vive na França. Assim como o filme trata de temas espinhosos para os personagens, também traz assuntos que geram discussões entre o público como diferenças culturais, religiosas e étnicas, além de tabus sexuais.

Distribuído pela Bonfilm, o longa-metragem - que esteve no Festival Varilux de Cinema Francês 2023 - estreia nos cinemas brasileiros em 14 de março.


“Eu não via como lidar com esses assuntos senão através da comédia, porque tudo no filme é tragicômico. Os personagens são todos ambivalentes, contraditórios com eles mesmos e com suas histórias”, comenta a diretora Baya Kasmi que atua também como corroteirista ao lado de Michel Leclerc, uma referência do cinema francês contemporâneo.


No filme, o protagonista Youssef Salem - vivido pelo ator Ramzy Bedia - é um escritor descendente de imigrantes argelinos que mora em Paris. Ao lançar “Le Choc Toxique” (Choque Tóxico), um romance parcialmente autobiográfico, inspira-se na sua família, na própria juventude e na forma como as questões relacionadas à sexualidade eram tratadas no ambiente onde cresceu.

O livro se torna um sucesso ao receber o Prix Goncourt, importante prêmio literário, transformando Youssef em celebridade e despertando interesse por sua história familiar. A fama inesperada, no entanto, acaba se tornando um problema, já que seus pais e irmãs não sabem que a obra contém referências pessoais. A partir daí, Youssef passa a tentar esclarecer mal-entendidos e a manter a união entre quem ele mais ama. Toda a trama é conduzida de maneira divertida e trata assuntos complexos com inteligência.